top of page

Seminário sobre autismo organizado pela AMSO-TR recebe entidades, autoridades e especialista no assunto em Currais Novos


A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO/TR) promoveu, nesta quinta-feira (22), um seminário sobre autismo e outras atipicidades correlatas. O momento contou com a presença do Dr. José Raimundo Facion, uma das maiores autoridades no tema no Brasil.


O evento foi realizado no campus da Felcs/UFRN em Currais Novos e teve o tema “conhecer para incluir e para cuidar”. De acordo com Facion, que tem uma enorme experiência em neuropediatria e autismo, com mais de 80 publicações sobre o assunto, o evento foi um sucesso.


“Vou ter que declarar que na verdade foi mais importante pra mim do que quem participou. Eu falei o dia inteiro e não precisei parar uma única vez por algum tipo de importúnio. Pelo contrário, a atenção, a educação e a amabilidade do povo desta região me encantou demais. Por isso agradeço a todas essas pessoas que articularam a minha vinda aqui”, afirmou o profissional.


O seminário visou capacitar e orientar profissionais e familiares com filhos/filhas que apresentam problemas de desenvolvimento e comportamento, assim como outros interessados em conhecer sobre o funcionamento do desenvolvimento e comportamento humano.


Ex-presidente da AMSO-TR, Isaías Cabral também participou do seminário. Pai de um autista de 33 anos, o ex-prefeito de Acari falou sobre a importância de um evento como esse aqui no Seridó: “Acredito que a nossa região está sendo beneficiada com um seminário muito importante. Dessas pessoas que estão presentes e, com certeza, que são pessoas capacitadas, capaz de ser agentes multiplicadores desse conhecimento”, afirmou.


O evento contou com a presença de representantes de autoridades ligadas à AMSO-TR, integrantes da sociedade civil e membros de instituições ligadas ao tema. É o caso do Núcleo Organizacional de Reabilitação e Amparo Social da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Nortear), representado pela presidente Gilvaneide Santos.


“Gratidão a todos os que estão envolvidos e esperamos que eventos como esse sejam repetidos, que sejam criados mais momentos de diálogo valiosíssimo como esse”, afirmou.

コメント


bottom of page