top of page

Narcisismo & Transtorno de personalidade narcisista: Segundo O Wikipédia


"Narciso" (1590), pintura de Caravaggio, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso. O termo "narcisismo" foi introduzido na psiquiatria no final do século XIX — e viria a ser adotado no campo da psicanálise — por Havelock Ellis (1898), para descrever uma forma de sexualidade baseada no próprio corpo do indivíduo.

O narcisismo é atualmente um conceito na teoria psicanalítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro Sobre o narcisismo. A Associação Americana de Psiquiatria o classifica como Transtorno de personalidade narcisista, em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Freud acreditava que o narcisismo existe quando a libido está direcionada para si próprio.


História

O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida.

O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância. É só nos últimos tempos que foi definido em termos psicológicos:

  • Em 1752 a peça de Jean-Jacques Rousseau Narciso: ou o Auto-Admirador foi encenada em Paris.

  • Em 1898 Havelock Ellis, um sexólogo inglês, usou o termo "narciso-like" em referência a masturbação excessiva, em que a pessoa se torna seu próprio objeto sexual.[6]

  • Em 1899, Paul Nacke foi a primeira pessoa a usar o termo "narcisismo" em um estudo das perversões sexuais.

  • Otto Rank em 1911 publicou o primeiro trabalho psicanalítico especificamente em causa com o narcisismo, vinculando-a à vaidade e auto-admiração.

  • Sigmund Freud publicou um artigo exclusivamente dedicado ao narcisismo, em 1914, chamado Sobre o narcisismo:. Uma Introdução.

  • Em 1923, Martin Buber publicou um ensaio "Ich und Du" (Eu e Você), no qual ele apontou que nosso narcisismo muitas vezes nos leva a se relacionar com os outros como objetos em vez de igual para igual.

Transtorno de personalidade narcisista


Transtorno de personalidade narcisista (TPN), é um transtorno de personalidade catalogado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos MentaisDSM-IV. caracterizada por sentimentos exagerados de autoimportância, uma necessidade excessiva de admiração, e uma falta de compreensão dos sentimentos dos outros. As pessoas afetadas muitas vezes passam muito tempo pensando em alcançar poder ou sucesso ou sobre sua aparência. Eles, muitas vezes, se aproveitam das pessoas a seu redor. O comportamento normalmente começa na idade adulta, e ocorre em uma variedade de situações.


A causa do transtorno da personalidade narcisista é desconhecida. O diagnóstico é feito por um profissional de saúde entrevistando a pessoa em questão. A condição precisa ser diferenciada de Mania e Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.


A terapia é muitas vezes difícil, pois as pessoas com o distúrbio, frequentemente, não consideram ter um problema. Acredita-se que cerca de 1% das pessoas sejam afetadas em algum momento de sua vida. Parece ocorrer mais frequentemente em homens que mulheres, e afeta mais jovens que as pessoas mais velhas. A personalidade foi descrita pela primeira vez em 1925, por Robert Waelder, enquanto o nome atual da condição entrou em uso em 1968.


Comentários


bottom of page