top of page

Criador da franquia "Dragon Ball", Akira Toriyama morre aos 68 anos

Apesar de o óbito ter ocorrido há uma semana, a informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8)

Akira Toriyama morreu aos 68 anos de idade no dia 1º de março. Apesar de o óbito ter ocorrido há uma semana, a informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao autor.


Toriyama ficou mundialmente conhecido por ter criado a franquia "Dragon Ball". Lançada originalmente como uma série de mangá escrita e ilustrada pelo próprio artista, a obra ganhou sua versão animada em meados dos anos 1980. 


Depois do sucesso do anime, Dragon Ball ganhou diversas continuações, como por exemplo Dragon Ball Z, Dragon Ball Kai e Dragon Ball Super. Também foram feitos diversos jogos para console a partir da obra.

Um comunicado emitido por meio do site da franquia alega que o autor morreu em função de um hematoma subdural, que ocorre quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.


O funeral do artista foi reservado para sua família.


Em nota, a Bird Studio - estúdio de produção de mangás fundado por Toriyama - destacou que o mangaká "teria muito mais a realizar".


"Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo", completa o texto.


Além de Dragon Ball, Toriyama também criou diversos outros mangás, como por exemplo Dr. Slump.

Opmerkingen


bottom of page